23 novembro 2006

Sabedorias

(Pink Sam de Andy Warhol)



Eu e Pangur Bán, o meu gato,

temos um tarefa semelhante:

Caçar ratos é a sua delícia.

Caçar palavras a minha.

Em vez do elogio dos homens,

Sento-me com o livro e a pena;

Pangur, entregue às suas habilidades,

Não me leva a mal.

É uma alegria ver como

As nossas tarefas nos contentam

Quanto nos sentamos e

Entretemos os nosso espíritos.

Muitas vezes um rato extraviado

Mete-se no caminho do herói Pangur,

Também a teia dos meus pensamentos

Captam um significado profundo.

Ele fixa os olhos na parede,

Penetrantes e espertos;

Eu tento a minha pequena sabedoria

Na parede do conhecimento.

Oh, como o Pangur fica contente

Quando um rato sai do seu buraco!

Oh, que alegria eu sinto

Quando resolvo as dúvidas que amo!

Assim nos dedicamos às nossas tarefas,

Encontrando nas nossas artes

A nossa beatitude,

Eu tenho a minha e ele tem a sua.

Praticar todos os dias tornou

Pangur perfeito no seu ofício;

Eu obtendo sabedoria dia e noite,

Transformando a escuridão em luz.

Pangur Bán

Monge Irlandês (Séc. VIII)

(Novas histórias de gatos)

Asa Editores